Pages

quinta-feira, 20 de março de 2014

Imbituba pode sediar uma verdadeira metralhadora de campeonatos no futsal

Três campeonatos de futsal envolvendo três categorias poderão sair do papel nesta sexta-feira (21), às 19hs30min, na reunião que irá acontecer na sede da SESPORTE. Lembrando que o futsal já conta com o início de sua principal categoria, no mês seguinte dia 04, no Ginásio Olivar Francisco. Isso acontecerá se caso aparecer em torno de cinco equipes para cada competição, nas três categorias, Sub-17, Master de 40 ou 45 anos e Feminino.

A única categoria que já tem essa expectativa de participantes superada é o feminino. Dez times já confirmaram presença previamente. De imbituba serão Primos, Star, Saad e o tradicional Santos do Portinho da Vila. A convite também participarão de outras cidades Indepentente (LAGUNA), Amigas da Natália (CAPIVARI DE BAIXO), Fênix (TUBARÃO), Dalva (PAULO LOPES), Beatriz (JAGUARUNA) e mais uma de Tubarão Fred.

Sendo assim, se confirmar as três competições, somando o aberto, vais ser uma verdadeira metralhadora de atletas em atividade, no futebol da bola pesada.

Vila Nova de cabeça erguida para jogo de volta da Copa Sul dos Campeões contra o Metropolitano

Com alteração na data e horário do jogo der volta da Copa Sul, o Vila Nova vai até Nova Veneza, nesta sábado, às 20hs, para encarar o Metropolitano. Em casa domingo passado no primeiro jogo, o Vila perdeu por 5 x 2, e para tentar reverter o resultado a equipe precisa vencer no placar de 4 gols de diferença para avançar nas quartas-final da Copa Sul dos Campeões.

Em entrevista a Rádio Bandeirantes o treinador Mário Júnior, disse que não esta tudo perdido, e o Vila tem que encarar o jogo visando também a sua tradição mantida no futebol.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Falta um olhar com carinho

Hoje resolvi falar sobre o surf, coisa que todos sabem não é bem a minha área, mas gosto muito. Isso porque a cada dia sou cobrado e o assunto se destaca. Recentemente falei com o meu colega Anderson Martins, proprietário da Nova Suprema Corretora de Seguros, que fora paixão pelo esporte em questão, ama um aglomerado de atividades esportivas, inclusive vi o mesmo comentar uma postagem minha falando sobre campeonato citadino, e o desprestigio que sofreu a base esse ano.

Mas deixando as arestas de lado, o Anderson me colocou a disposição um assunto que realmente me deixou matutando. Ele, seu filho e mais uma turma participaram da 2ª Etapa da Federação Gaúcha de Surf, este final de semana, em Torres – RS.

Quatro imbitubenses conseguiram premiação nesta edição. Capitão Davi da praia do Rosa foi 1° na categoria Long Board, Carlos Santos em 1° na Master, Carlos Reynaud 3° na Júnior e Anderson Júnior 4° na Mirim. Mais quatro imbitubenses não conseguiram sucesso Stefano Calaj, Bruno Nogueira e Carlos Henrique. João Paulo de Abreu (PASSARINHO) participou na profissional etapa do Brasileiro e perdeu nas quartas. Como um bom brasileiro, Passarinho volta de cabeça erguida novamente na 1ª Etapa do catarinense profissional que será realizada no Balneário Gaivota, neste final de semana.

Nossa torcida em massa para o surfista que em meio as suas limitações, vem carregando o nome da Zimba no cenário do esporte mais crescente das áreas litorâneas, “ ô surf”.

A maioria dos integrantes chegaram a investir dinheiro do próprio bolso para participarem. Coisa que vem virando rotina na nossa cidade, e por este Brasil a fora. Hoje para participar e fazer esporte, tem que gostar, pois não conheço na cidade alguém que sobrevive diretamente da prática esportiva. Tivemos no passado, mas no momento não conheço!

Casos como esse não são poucos, mas sempre estão na batalha. Na maioria das vezes o apoio que recebem é muito pouco, vindo sempre do poder público. Misturando os assuntos, me pergunto, por que se gastam tanto em estádios? Se não estão lapidando os jogadores! E por que divulgam tanto nossas praias? Se falta estrutura! E por fim, por que deixaram escapar o WCT? Esse não quero nem arriscar um porém.

Afinal, Imbituba tem um potencial esportivo que nem mesmo nós que moramos aqui, eu a pouco tempo, e vocês quem sabe a vida toda, não sabemos. Isso pode se dar a falta de atenção, prioridades e visão apolítica, pois na verdade tudo que vejo na cidade gira em torno. Escuto diariamente quase 60 ou 90% das criticas efetuadas no geral, sempre com sentido político, raramente construtivo. Que Brasil é esse? Do Sufoco, ou da mesmice? Estou hoje desabafando no meu blog, não como jornalista, até porque nunca fui, mas não fico com certificados por ai sem nem poder falar o que acho, e vivencio. Me considero um desportista e amante do crescimento ordenado, e prevalecente.

terça-feira, 18 de março de 2014

Abertura do Citadino de Futsal é marcada para 11 de Abril

belo citadino

Na segunda reunião muito debatida, onde definiu data e os últimos detalhes para o campeonato mais charmoso da cidade, o pontapé da bola pesada ficou para uma sexta-feira 11 de Abril. A competição contará com a presença de 15 equipes, Castelinho, Vila Nova, Nova Brasília União Futsal, Benfica, Granda, Tah Falow, NA Futsal, Esponja/Atacado do Bolinha/Raiz de 5, Exército de Isarel, Roça Grande, Primos, Word Informática, Tareco Automóveis, Alvorada e Centro Futsal.

Da forma de disputa, três equipes irão forma as cabeças de chaves. Benfica chave 1, Nova Brasília União Futsal chave 2 e NA Futsal chave 3. Cada chave contará com a presença de mais quatro times, que serão sorteados ainda neste sexta-feira (21), às 19hs30min, na sede da SESPORTE. Depois da primeira fase ainda teremos mais quatro, oitavas com os três primeiros, segundos e mais dois terceiros colocados por melhor índice técnico e assim por diante mata-mata. Vale lembrar que neste formato o primeiro enfrenta o oitavo, segundo o sétimo e assim por na sequencia. Sendo que nesta classificação das oitavas-final será embasado no desempenho de cada equipe, ainda na primeira fase, ou seja, os melhores primeiros dos três de cada chave, segundos e mais dois terceiros, avançam.

Também ficou definido que não haverá a categoria Sub-17, mas três jogadores desta faixa etária poderão ser inscritos, totalizando 17 jogadores ao todo, 14 aberto mais dois da base. Particularmente achei muito errado. O citadino é uma competição que um dos principais objetivos seria formar novas revelações. Sei que será colocado também a disposição um campeonato a parte do citadino nos próximos dias para a mesma categoria, mas nunca será o mesmo.

As fichas de inscrições poderão ser entregues até esta sexta-feira (21), sete inscritos no mínimo, caso contrário o time esta fora. Dos inscritos durante o campeonato, apenas poderão participar aqueles que adentrarem ainda na primeira fase. Como foi ano passado, só serão aceitos jogadores da casa, comprovadamente.

O Campeão receberá o valor de 1500,00 R$, vice 1000,00, terceiro 500,00 e quarto 200,00.

O valor dos ingressos permaneceram os mesmos do ano passado, 03,00 R$ homem e 02,00 mulheres. Nas finais serão 05,00 e 03,00 respectivamente.

Fazendo uma avaliação final, só mudará pequenos detalhes. Entraram novas equipes e muita fusão. Não gostei da forma que foi desprezado a categoria de base, até que a comissão organizadora tentou, mas foi alegado tempo para formação de um elenco, disponibilidade para acompanhar e despesas. Uma penas pois eles serão os próximos jogadores do futuro, e como irão adquirir experiência? Na arquibancada? Uma coisa é certa, desempenho técnico e boa formação só se aprendem na prática. Como já citei em outras postagens, tomara que a política não contorne esta edição, os anseios fiquem na urna, deixem o futsal de lado,no mais tudo certinho, é só ficar a espera do apito inicial e não bater na trave.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Conselho técnico do Citadino 2014 será realizado nesta terça-feira (18)

Com presença confirmada de 14 equipes, amanhã ´(18), às 19hs30min, na sede da SESPORTE será realizado o Conselho Técnico para a edição do Citadino 2014. Poucas mudanças devem se apontar em relação ao regulamento do ano passado, mas o que deve realmente despertar comentários, intrigas e bate boca vai ser o fato de aceitarem ou não jogadores federados.

O Secretário Omar Pacheco foi bem taxativo em dizer que mesmo a soma da maioria no conselho pedindo que não aceitem jogadores federados, ele não vai acatar. Omar publicou uma nota explicando sua decisão, e na mesma destacou que a realização desta decisão tirariam alguns jogadores que durante anos abrilhantaram no futsal imbitubense. Você confere na integra a nota e postagem do blog clicando aqui!

Como já citei acima este ano a competição manterá quase uma cópia da edição passada. Duas categorias Sub-17 e aberto, fazendo sempre o primeiro jogo o Sub-17, e caso se confirme dois jogos por rodada o aberto em seguida.

Catorze times já carimbaram o seu passaporte e esperam apenas o conselho técnico. São eles;

  • Vila Nova AC Futsal (Antigo Skina)
  • Nova Brasília União Futsal (Fusão de dois times do bairro)
  • Benfica
  • Granada
  • Tah Falow
  • NA Futsal
  • Esponja/Atacado do Bolinha/Raiz de 5 (Pelo nome não preciso nem explicar)
  • Exército de Israel
  • Roça Grande (Por mais que não admitam, antigo Botafogo)
  • Primos
  • Word/Panorama Bar
  • Tareco Automóveis
  • Alvorada

Ao todo soma-se 14 equipes, faltando na lista apenas uma que já confirmou presença, mas não definiu seu nome. A novidade deste ano posso dizer fica por conta do Tareco Automóveis, pois os demais apresentam-se com um novo nome, mas o time é miscigenado de outro no passado, ou se eu tiver enganado podem opinar.

Desejo a todos os times, atletas e torcedores um bom campeonato. Que neste ano o índice técnico seja melhor do que os anteriores, pois só quem tem a ganhar é a cidade e o futebol da bola pesada. A briga pelo resultado fique em quadra, a fome de vencer nas redes, e por fim, a POLÍTI CA não prevaleça no esporte de maneira errada.

Na estreia da Copa Sul dois imbitubenses perdem, só o Botafogo vence

No contratempo da realidade para muitas equipes neste domingo (16) a Copa Sul começa com algumas supressas, e expressão de resultados para o jogo de volta. Falando sobre o que é nosso, o Vila Nova saiu vencendo no primeiro tempo por 2 x1, mas com a forte estrutura do Metropolitano de Nova Veneza e as boas alterações que surtiram efeito, a equipe vermelha e branca da LARM virou por 5 x 2 no segundo tempo. Esse resultado abala o time da Vila para conseguir converter o jogo de volta, em Nova Veneza, dia 23, às 15hs.

Já em Nova Brasília o União perdeu por 3 x 2, e vai para o jogo de volta em Armazém, com uma diferença facilmente de ser convertida pela equipe do guerreiro Fernando Tubarão. Vale lembrar que para avançar na próxima fase, as equipe precisam de quatro pontos, mas se esse resultado não se deslanchar soma-se os gols em maior quantidade de um time nas duas partidas.

A única representação imbitubense a obter êxito na estreia foi o Botafogo, o único da cidade a conseguir levantar o caneco da competição desde de seu início em 2001. Trouxe de Passos de Torres, fora de casa, o melhor resultado dos imbitubenses, venceu por 4 x 2 o vice-campeão do Municipal local o Bonsucesso.

Agora todos os jogos de volta serão realizados no domingo (23), às 15hs, em seus respectivos locais. Confira abaixo.

TABELA COPA SUL 160314

Pelos os resultados da tabela e o jogo que observei do Vila Nova x Metropolitano, temos muito que avançar. O futebol amador para algumas equipes serve apenas para encontro de amigos para tomar um gelada depois da partida, independente do resultado. Contrariando essa primeira colocação, outras já pensam diferente e fazem do mesmo um negócio sério, chegando a ter times como ouvi falar, com folha salarial de até 150,000 R$ anual.

Gostei da garotada da Vila, se esforçaram muito, mas não foi o bastante. A estrutura de um clube é fundamental para o bom desempenho, como afirmou o próprio treinador Mário Júnior no final da partida me concedendo uma entrevista. Que este resultado não desanime um todo em dar sequencia no que pode virar realidade ,“PERFEIÇÃO”, e no jogo de volta esses jogadores cheguem de cabeça erguida e postura de um competidor. Os ânimos se exaltam, mas não podemos transformar isso em pancadaria. Registrei um fato lamentável naquele jogo, coisa que não gostaria de rever, e vi muito no amador imbitubense edição passada.

Ao União que tem uma missão mais fácil de ser reverter, colocar o pé no chão e saber que futebol é coletivo para um resultado final, “VITÓRIA”. Não basta ter nome, mas sim competência, isso espero que aconteça. Fernando Tubarão e cia corram atrás do prejuízo, sei que não é fácil fazer futebol amador, por isso fica a dica, não desistam.

Já o Botafogo que foi o único time da cidade a conseguir trazer um resultado positivo na estreia, não suba no salto alto. O futebol tem controvérsias e no meio delas podem ser fatais um “inesperável”. O fato de ter um saldo positivo no jogo de volta não quer dizer “TUDO ESTA GANHO”. Vamos manter o mesmo ritmo dado a essa partida fora de casa.

Por fim, o futebol imbitubense vive momento de redenção e vontade. Que essa guinada não pare em um vestiário, sala de reunião, ou principalmente interesse político. A cidade precisa manter a tradição que tanto ouço falar, ela é que move este moinho enferrujado por ganância, ou gananciosos.

A todos destaco um pensamento;

VILA NOVA = Força de vontade

UNIÃO = A palavra mesmo já diz tudo. Trazendo para o bairro, no futebol não falta paixão

BOTAFOGO = Glória e respeito